
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO, COMO FUNCIONA?
Na carga tributária paga pelas empresas, há um tributo pago ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é a contribuição previdenciária patronal devida pelas empresas.
Com a nova legislação, o INSS passa a ter dois sistemas de recolhimento e a empresa pode escolher o que for de sua preferência:
- Contribuição sobre a folha de pagamento (convencional): é a contribuição tradicional, a CPP. Nela, a empresa paga 20% sobre o valor das remunerações dos profissionais;
- Contribuição sobre a receita bruta (desoneração): o valor recolhido é determinado por um percentual sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5% de acordo com o setor. O tributo é indicado pela sigla CPRB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta).
Assim, a desoneração da folha de pagamento é a possibilidade da retirada da Contribuição Previdenciária Patronal e substituição dela pela CPRB, o imposto que incide sobre a receita bruta do empreendimento.
A desoneração é realizada na prática a partir do imposto CPRB.
O recolhimento é realizado via DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), a guia de pagamento que reúne os tributos pagos pelas empresas para a União.
Deseja maiores informações? Fale agora mesmo com nossos especialistas.
JP Contabeis - Escritorio de Contabilidade em Salvador
NOSSOS CONTATOS:
Tel: (71)3012-1027; Whatssap (71)98186-8140(claro); (71) 99196-6158(tim)
Email: jp.contabeis.serv@gmail.com
Site: http://www.jpcontabeis.com.br/
Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/jpcontabeis/
Instragan: https://www.instagram.com/jp.contabeis.servi
Twiter: https://twitter.com/jp_contabeis
G+: https://plus.google.com/u/0/114469657166752976930