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Quando é necessário realizar o Balanço Patrimonial de uma empresa?

Balanço Patrimonial é um relatório contábil que descreve toda a situação financeira de uma empresa em um determinado período. 

De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses. No entanto, de acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, que têm como base de elaboração a escrituração contábil do negócio.

Assim, entre as obrigações contábeis e obrigações fiscais do pequeno empreendedor, assim como do médio e grande, esse é mais um documento que precisa ser preparado. 


- 5 Passos  Para Elaborar seu Balanço Patrimonial


1º passo: reúna todos os ativos e passivos contábeis da sua empresa, separando por natureza na hora do lançamento no balanço, a fim de facilitar a análise;

2º passo: faça a conciliação dos seus saldo contábeis, comparando com outros documentos como extratos bancários e livros diários, de acordo com a origem de cada registro;

3º passo: avalie e classifique suas contas patrimoniais, de modo que realmente demonstrem o momento atual da empresa;

4º passo: faça os cálculos necessários para identificar se o seu negócio teve prejuízo ou lucro ao final do período que está sendo analisado;

5º passo: classifique suas contas patrimoniais, considerando que os resultados positivos devem ser incluídos como lucros e os negativos nos prejuízos acumulados.


- Checklist Para o Seu Fechamento Contábil


Para manter o correto acompanhamento da saúde financeira do seu negócio, é preciso fazer o fechamento contábil mensal da sua empresa. 

Não importa se o porte é micro, pequeno, médio ou grande, o registro das movimentações é uma tarefa essencial, que deve ser feita de maneira minuciosa.

O  Checklist abaixo pode ajudar:

- Defina os responsáveis por reunir as informações de cada área

- Estabeleça uma data de entrega de todas as informações

- Organize os documentos necessários para o fechamento

- Prepare uma tabela para receber os dados, colocando os Passivos à esquerda e os Ativos à direita

- Caso tenha, utilize uma tecnologia para fazer os cálculos com mais precisão e rapidez

- Faça a conciliação contábil dos 6 pontos-chave: faturamento, fluxo de caixa, impostos, folha de pagamento, escrituração contábil e materiais (estoque)

- Confira se não há entradas e saídas sem identificação

- Verifique se há contas a pagar ou receber vencidas

- Levante as despesas antecipadas para o próximo mês

- Realize uma análise dos números finais, comparando com os meses anteriores

- Documente também os insights encontrados e compartilhe-os

- Já estabeleça dia e horário para o próximo fechamento

Ficou com alguma dúvida? Conte com a ajuda do nosso escritório de contabilidade em Salvador

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