
Quando é necessário realizar o Balanço Patrimonial de uma empresa?
Balanço Patrimonial é um relatório contábil que descreve toda a situação
financeira de uma empresa em um determinado período.
De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses. No entanto, de acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, que têm como base de elaboração a escrituração contábil do negócio.
Assim, entre as obrigações contábeis e obrigações fiscais do pequeno empreendedor, assim como do médio e grande, esse é mais um documento que precisa ser preparado.
- 5 Passos Para Elaborar seu Balanço Patrimonial
1º passo: reúna todos os ativos e passivos contábeis da sua empresa, separando por natureza na hora do lançamento no balanço, a fim de facilitar a análise;
2º passo: faça a conciliação dos seus saldo contábeis, comparando com outros documentos como extratos bancários e livros diários, de acordo com a origem de cada registro;
3º passo: avalie e classifique suas contas patrimoniais, de modo que realmente demonstrem o momento atual da empresa;
4º passo: faça os cálculos necessários para identificar se o seu negócio teve prejuízo ou lucro ao final do período que está sendo analisado;
5º passo: classifique suas contas patrimoniais, considerando que os resultados positivos devem ser incluídos como lucros e os negativos nos prejuízos acumulados.
- Checklist Para o Seu Fechamento Contábil
Para manter o correto acompanhamento da saúde financeira do seu negócio, é preciso fazer o fechamento contábil mensal da sua empresa.
Não importa se o porte é micro, pequeno, médio ou grande, o registro das movimentações é uma tarefa essencial, que deve ser feita de maneira minuciosa.
O Checklist abaixo pode ajudar:
- Defina os responsáveis por reunir as informações de cada área
- Estabeleça uma data de entrega de todas as informações
- Organize os documentos necessários para o fechamento
- Prepare uma tabela para receber os dados, colocando os Passivos à esquerda e os Ativos à direita
- Caso tenha, utilize uma tecnologia para fazer os cálculos com mais precisão e rapidez
- Faça a conciliação contábil dos 6 pontos-chave: faturamento, fluxo de caixa, impostos, folha de pagamento, escrituração contábil e materiais (estoque)
- Confira se não há entradas e saídas sem identificação
- Verifique se há contas a pagar ou receber vencidas
- Levante as despesas antecipadas para o próximo mês
- Realize uma análise dos números finais, comparando com os meses anteriores
- Documente também os insights encontrados e compartilhe-os
- Já estabeleça dia e horário para o próximo fechamento
Ficou com alguma dúvida? Conte com a ajuda do nosso escritório de contabilidade em Salvador
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