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Não cometa esses ERROS na demissão de um funcionário

1. Não explicar ao colaborador os próximos passos e quais são os direitos trabalhistas no momento da rescisão;


Muitos gestores demitem funcionários sem saber como orientá-los para prosseguir com o desligamento. 

Com isso, além de receber uma péssima notícia, o colaborador sai da sala confuso, sem saber direito o que deve fazer para concluir o processo.

Levante todas as informações antes de conversar com o funcionário.


2. Não conferir o cálculo da rescisão do contrato;


Falhas de documentação e contabilidade são muito perigosas em um processo de desligamento. 

Informações contraditórias e valores errados no cálculo rescisório podem gerar processos trabalhistas mais tarde, causando um grande prejuízo ao negócio.


3. Não dar a notícia de forma direta.


Demitir por e-mail ou dar a notícia por meio de outra pessoa são atitudes que demonstram falta de consideração com o funcionário.

O único jeito correto de comunicar o desligamento de um colaborador é com uma conversa franca e a sós entre ele e seu gestor direto. 

O papo deve acontecer longe dos olhos e ouvidos do resto da equipe, para evitar constrangimento e exposição desnecessária.