
Por que Você deve Vender sem Notas Fiscais?
A emissão de Notas Fiscais é obrigatória por lei - somente o MEI está livre desta obrigação.
É através das NFs emitidas que o imposto a ser pago é determinado e o valor da alíquota é calculado, além de ser utilizada como garantia no caso de devoluções.
Existem 13 tipos de Notas Fiscais:
1 - NF-e Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias)
2 - CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico
3 - NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços)
4 - NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica)
5 - Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e)
6 - Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e)
7 - MDF-e – Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos
8 - Nota Fiscal Avulsa (NFAe)
9 - Nota Fiscal Complementar
10 - Nota Fiscal Denegada
11 - Nota Fiscal Rejeitada
12 - Nota Fiscal de Exportação
13 - Nota Fiscal de Remessa
Por que Você deve Vender sem Notas Fiscais?
O principal motivo que leva empresas de diferentes portes a realizar uma venda sem nota fiscal é a chance de evitar a dedução de impostos.
No entanto, vender sem nota é colocar o seu negócio em grande risco.
A obrigatoriedade da emissão das notas fiscais está na Lei 8137/1990. Os únicos empreendedores liberados da emissão obrigatória são os MEIs quando realizam uma venda ou prestação de serviço para Pessoa Física.
O estabelecimento que não faz a emissão, caso tenha o responsável considerado réu primário, deve pagar uma multa equivalente a até 10 vezes o valor da nota.
Em caso de reincidência, o empreendedor pode ser detido por até 5 anos. E essa reincidência pode ser muito facilmente constatada depois de percebida a ausência da primeira nota fiscal.
Nesse caso, a empresa passa por um levantamento das suas atividades fiscais anteriores, com a finalidade de detectar outras ocorrências do tipo.
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